Terapias Cognitivas

Pós-graduação e extensão
Até 20 meses

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR PRÉ-INSCRIÇÃO

 

A Terapia Cognitiva desenvolvida por Aaron Beck na década de 60 se transformou na psicoterapia de eficácia comprovada para diversos transtornos clínicos e grupos. Baseada em evidência, demonstra sua força pela variedade de estratégias para reestruturar o pensamento, flexibilizar padrões de comportamentos, diminuir o sofrimento, stress e ansiedade. 

O Curso de Especialização em Terapias Cognitivas da EID apresenta um viés fortemente Beckiano abordando os temas e estratégias dentro dos protocolos de tratamento revisados. É dividido em 15 disciplinas, nas quais, o aluno que busca especializar-se na abordagem cognitiva, encontra conteúdo teórico, bem como, as tendências contemporâneas da prática clínica das Terapias Cognitivas. 

Objetivos do curso:

A proposta foi desenvolvida com o objetivo de formar especialistas essencialmente cognitivistas com forte base neurocientífica para atender a demanda e necessidades atuais.

Instrumentalizar cientificamente psicoterapeutas a partir dos pressupostos cognitivistas;

Permitir a utilização adequada dos diversos recursos terapêuticos para diminuição do sofrimento dos pacientes, a partir da reestruturação cognitiva;

Buscar o exercício pleno da Abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Aaron Beck.

 

Diferenciais:

- Apresenta forte base cognitivista de Aaron Beck;

- Atualiza o profissional com as novas tendências cognitivistas, como as terapias de terceira onda;

- Segue a base dos avanços neurocientíficos;

- Traz elementos inovadores e aproxima-se do pensamento quântico;

- Aplicativo institucional com informações essenciais sobre o curso e a instituição

 

- Todas as disciplinas são programadas para apresentar as recentes pesquisas de evidência clínica;

- Capacita o profissional para realizar de forma ética e concisa as estratégias terapêuticas cognitivistas e comportamentais no contexto clínico

 

Público alvo:

 

Psicólogos; Médicos com especialização em Psiquiatria.

O curso está disponível na modalidade EaD, podendo ser cursado como extensão ou pós-graduação.

Disponibilizadas na plataforma Moodle, as disciplinas e-learning são constituídas por slides, videoaulas, apostilas e materiais extras. Todos os conteúdos são supervisionados por tutores capacitados. Adicionalmente, estão disponíveis fóruns de discussões e webinários para aprofundamento dos conteúdos do curso.

 

Inova-se ao proporcionar ao aluno acesso ao aplicativo específico do curso.

As disciplinas EaD serão disponibilizadas através da plataforma Moodle, seguindo o calendário acadêmico da instituição. Cada disciplina é cumprida através dos estudos direcionados e realização de uma avaliação.

 

Estará apto a cursar a disciplina de Trabalho de conclusão de curso, bem como desenvolver o TCC (trabalho de conclusão de curso), o aluno que:

 

CONCLUIR todas as disciplinas do curso e ser aprovado nas mesmas;

POSSUIR curso superior, devidamente reconhecido pelo MEC, comprovado através da entrega de cópia autenticada do diploma de graduação;

TER ENTREGUE todos os documentos para matrícula no curso.

 

 

 

Atendendo à Legislação, em especial à Resolução CNE/CES 01/2007, os alunos deverão, após aprovação do conteúdo escrito do TCC, apresentar o artigo para uma banca examinadora, estruturada e previamente agendada pela instituição.